Inicial > Brasil, Política > Vantagem entre Serra e Dilma cai para 4 pontos, diz Datafolha

Vantagem entre Serra e Dilma cai para 4 pontos, diz Datafolha

 

A mais nova pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que a vantagem entre Serra e Dilma caiu dez pontos na disputa pela Presidência da República.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), segue na frente com 32% das intenções de voto. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), vem logo atrás, com 28%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) é o terceiro com 12%, seguido pela senadora Marina Silva (PV), com 8%.

Na mostra anterior, divulgada em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13%; e Marina 8%.

Foram entrevistadas 2623 pessoas entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Votos brancos e nulos somam 9%; eleitores indecisos, 10%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

CENÁRIO SEM CIRO GOMES

Serra 38%

Dilma 31%

Marina 10%

SEGUNDO TURNO

Serra 45 X 41 Dilma

Dilma 48 X 26 Aécio

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

Serra 25%

Dilma 23%

Ciro 21%

Aécio 20%

Marina 19%

O Datafolha também avaliou o desempenho do presidente Lula. Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). No levantamento de dezembro, o índice estava em 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo instituto.  

Essa última pesquisa mostra que a pré-candidata Dilma Rousseff mantém uma forte tendência de alta. Pelo andar da carruagem, em breve a petista poderá assumir pela primeira vez a liderança da corrida presidencial, uma vez que o governador paulista segue em queda.

Temendo uma ultrapassagem, os tucanos trataram de procurar Aécio Neves, afim de consolidar a tão sonhada chapa puro-sangue. Após o escândalo com José Roberto Arruda – o mais cotado para ser o vice de Serra, até então – o PSDB praticamente desistiu de formalizar uma aliança com o DEM.

Os peessedebistas favoráveis à chapa esperam que Aécio desista de concorrer a uma vaga no Senado para se solidarizar à empreitada de Serra. Essa pode ser a melhor saída encontrada pelos tucanos para deter a ministra Dilma. Dependendo do resultado dessa aliança, o presidente Lula, do alto de seus 73% de aprovação, pode entrar de corpo e alma nessa briga, o que tornará a disputa ainda mais acirrada. 

 

Dilma sobe cinco pontos, enquanto Serra continua em queda

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário